quinta-feira, 12 de maio de 2011

Recuperação da pneumonia e a saga das papinhas!!!

Tirando o dia das mães, quando deixei um post do tipo "copiar e colar", sei que é uma data importantíssima que merecia um post especial mas não tive tempo... Então, como ia dizendo, meu último post foi de páscoa, motivo: lembram que eu disse que Ryan Caio estava resfriado? Pois é, na segunda pós páscoa, o quadro dele tinha evoluido pra uma bronquiolite... E na quarta já tinha evoluído novamente, e virou uma pneumonia.
 Fiquei arrasada, mesmo cumprindo horários de medicações e nebulizações... A médica disse que em alguns casos a pneumonia acontece pois pode ser viral, mas foi punk pessoas... Na quarta feira Ryan Caio não parava de chorar, não mamava, e começou a ficar febril, corri pra emergência pela 3º vez, fiz o raio-x que apontou uma pneumonia, e como ele estava com febre precisou tomar uma injeção de dipirona no bumbunzinho, que judiação gente...
Voltamos pra casa com receita: 10 dias de antibióticos, antialégicos e mais nebulizaçôes... E se ele tivesse febre eu teria que voltar com ele pro hospital com a mala pronta, porque ele teria que ser internado. Mas graças á Deus ele não teve mais febre. Foi difícil dar tantos remédios, o menino não queria tomar, vomitava... E era remédio de manhã, de tarde e de madrugada... Mas novamente graças á Deus e aos remédios, depois dos dez dias Ryan Caio estava novinho em folha. 


Consulta de avaliação e 5º mês:


Segunda fomos á consulta pra avaliar o estado dele depois da pneumonia e o médico disse que o pulmão dele está limpíssimo, ai alívio. 
E depois a consulta correu como uma consulta mensal: pesamos, medimos, estimulamos e...
... Ryan Caio não só não ganhou peso como também perdeu 100 gramas no período que esteve dodói. O médico liberou então papinhas doces, suquinhos e papinhas salgadas pra ajudar a recuperar e a ganhar peso. Eu fiquei feliz, pois ele mamou exclusivo 5 meses e 10 dias, e eu já estava querendo apresentar novos alimentos pra ele. Ele precisa ganhar 1 kilo em 1 mês... 


Me animei, pesquisei na net, receitas e formas de congelar corretamente a papinha e tals... Descobri uma forma interessante de congelar papinhas em porções individuais: fôrma de gelo. Congelei uma fôrma de papinha de cenoura, outra de batata, outra de abóbora, outra de chuchu, uma metade de beterraba e outa metade de espinafre e três de caldo de carne. Depois é só colocar os cubinhos em saquinhos pra freezer etiquetando sabor e dia de preparo, o legal é que quando você for usar é só escolher um ou mais cubinhos de sabores variados e descongelar em banho-maria. Eu não conhecia esta técnica, mas achei prática.
Ah, quem quiser me ajudar com combinações legais de verduras e legumes,e frutas, serei grata. 
E como não poderia ser diferente tirei fotos das caras e caretas que meu pequeno fez ao tomar a primeira papinha:


A papinha era de batata, abóbora e chuchu...


 A primeira colher...


 ...que ele cuspiu.


 impagável a cara de espanto!


 segunda colher...


 e carinha de o que é isso,mãe?


Mas comeu tudinho e ainda comeu papinha de mamão de sobremesa, rs


E no final: ágüinha, pra ajudar e ele já toma sozinho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que vocês acham???